Instituto Idade Mídia – Comunicação para Cidadania.

Instituto Idade Mídia – 15 Anos de Rádio Atividade

No princípio era o verbo…

Por volta de 1997, criamos o jornal O Militante, comunicação da V.E.R. Varguarda Estundantil Revolucionária (1997-1998). Em 1999, a Rádio America Livre FM, foi instalada na UFPA, para o II Encontro Latino-americano Pela Humanidade Contra o Neoliberalismo. Onde encontrei a radiodifusão livre e permanecemos em sintonia.Depois, tive participação no Programa “Boca de Ferro, Música e Poesia no Ar”, pela Rádio Cidade Livre FM 85,9MHz (2001 – 2003).

Foi quando apareceu oportunidade no “Instituto FALA para o Desenvolvimento de Mídias Populares na Amazônia” e “Revista Os desafios da Amazônia EM QUESTÃO”, editora Cabana. Foram 32 publicações, como entrevistas, artigos, ensaios e reportagens (2002–2004). Também fui repórter literário para a Revista Scrita – Literatura e Crítica Literária. (2004-2005). Na Rádio Resistência FM 90,1MHz, a experiência de produzir o Programa “Reversão Radioativa – Subversão Radiofônica“ (2004 – 2008).

Em 2005 , a PF e Anatel invadiram a comunitária e surgiu a ideia de criar uma instituição voltada à defesa da comunicação popular, através de cursos e oficinas! O Coletivo Media Sana e o CMI foram referências. Sendo o CEPEPO, uma referência local.

Comecei a estudar o conceito de IDADE MÍDIA, segundo professor Antônio Rubim, no ensaio “Novas Configurações da Política na Idade Mídia”. https://www.scielo.br/…/SwghkRBRw9wQNqG7qY…/abstract/…

06 de Janeiro de 2006, a primeira experiência junto à Rede [aparelho]-: Interferência Comunum Hidrosolidariedade no Bar do Parque. http://redeaparelho.blogspot.com/…/hidrosolidariedade…

Em 31 de maio de 2006, a Rede [Aparelho]-: realizou a Transmissão Ponto-a-Ponto 106,5 FM/Potocagem Cyber Sound /rede>rádios comunitárias/nrp/ urucum e-ou urucum do B/caribeafroamazônico na Feira do Açaí. http://redeaparelho.blogspot.com/…/rede-aparelho-agita…

Seria a dada do lançamento. Mas apareceu na TV a chamada, para estreia do filme “A Profecia”…”Lançamento Mundial 6/6/6”. E assim, foi definida a data oficial do projeto! https://www.youtube.com/watch?v=Kv2CQ4ljvDM

No dia 06 de junho de 2006, a Idade Mídia foi fundada oficialmente, iniciando a elaboração e desenvolvimento dos primeiros projetos de Educomunicação. O site Mutiply foi publicado com edições de áudio.

O verbo fez-se carne e habitou entre nós! Porque somos animais de comunicação!A primeira atividade pública da Idade Mídia foi o Arte Pará 2006, ou melhor, [aparelho]-: Arte? Parei! do prof. Artur Leandro. Montagem do sistema de som e edição de áudio digital eram meus ofícios. http://redeaparelho.blogspot.com/2006/10/arte-parei.html

7 de Janeiro de 2007. Mudança do nome da Rua 13 de Maio. Aniversário da Cabanagem. http://redeaparelho.blogspot.com/…/sejamos-todos…

Fevereiro de 2007, Frequência Livre Aos Vivoshttp://redeaparelho.blogspot.com/…/frenquencia-livre-fm…

Em 2007, tivemos as gravações do Documentário “Notícia da Terra do Meio”, lançado em 2008. Além do trabalho junto ao Fórum Paraense de Rádios Comunitárias. https://youtu.be/5yMRbXIBFtk

Porém o ano de 2008, da I Conferência Nacional de Comunicação, ficou marcado pela minha detenção dentro da Rádio Comunitária Resistência FM, pela Polícia Federal e Anatel.https://mst.org.br/…/pela-2a-vez-anatel-fecha…/

Mas, 2008 também ano que fui eleito Membro da Executiva Nacional da Campanha pela Ética na TV “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal dos Deputados. (2008 – 2012). https://intervozes.org.br/arti…/campanha-pela-etica-na-tv/

No entanto, levou muitos anos até termos um lugar para o Instituto (…) Somente em 2013, tivemos nossa primeira sede, alugada no Telégrafo, Avenida Pedro Alvares Cabral.

Primeira sede do Instituto Idade Mídia na Pedro Alvarés Cabral, Belém.

IDADE MÍDIA 15 ANOS – PARTE 2.

O Ano de 2009, consolidou a atividade do Instituto: No Carnaval, “Crônica de um Jornalista Incidental, ou como se tornar um Agente da Informação”, fecha um ciclo com a rede aparelho no desfile das Escolas de Samba.http://redeaparelho.blogspot.com/…/agentes-da-rede…

Em seguida, lançamento do álbum “Reforma Agrária no Ar”, no Fórum Social Mundial. http://forumeja.org.br/to/node/43

E os primeiros projetos aprovados em editais: “Rádioteatro Imaginário” – Comunicação para Cidadania e Imaginário Social Amazônico.http://radioteatroimaginario.blogspot.com

“Formação Cidadã e Capacitação de Agentes em Comunicação Popular: “Vozes da Paz Por uma Cultura de Paz”, na E. E. Paulino de Brito.“Rádiojornal Escolar Curto-Circuito”, E. E. Artur Porto e “Caravana Ribeirinha de Comunicação Rádio Web”.Em 2010, Curso de Produção Rádio Popular no Centro Cultural Casa da Juventude tornou-se projeto piloto e referência. II Conferência Sulamericana de Mídia Cidadã e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, UNESCO, UFPA. (2011).https://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=4238

Participação no projeto “Oficinas Tecnológicas, Novas Práticas Educativas” à convite da ONG Rádio Margarida, na E. E. E. M. Magalhães Barata (2012).https://radiomargarida.org.br/…/novas-praticas-educativas/

Apoio na implementação da Rádio Escolar Conexão MB – Programa Mais Educação MEC. (2013). https://redepara.com.br/…/alunos-da-rede-estadual-falam…

Programa de Defesa da Criança e Adolescentes ProDCA. Rádio e Atendimento Socioeducativo (2014). Rádio Escolar Estúdio Poraque. E. E. Ramiro Olavo na Guanabara, Ananindeua. Rádio Margarida (2014).

Em 2015, chegamos à sede na Frutuoso Guimarães, no bairro da Campina. Em 12 de Abril, o lançamento da Rádio Web Idade Mídia!Até então, Idade Mídia era a plataforma de Educomunicação, mas agora também seria rádio, com endereço e estúdio. A rádio recebeu o nome do Instituto.

Aulas de Radiojornalismo Comunitário, no Curso de Comunicação Social, Faculdade Estácio FAP (2015).Oficinas de Comunicação Comunitária. Projeto Biizu. Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), Governo do Pará. Feira Pan Amazônica do Livro e Conferências Regionais de Juventude do Estado do Pará. Bragança, Xingu, Parauapebas, e Ourilândia (2015).Programas Mururé Sound, Sintonia do Reggae e 3°Mundo.

Segunda sede do Instituto Idade Mídia na Frutuoso Guimarães, Belém.

IDADE MÍDIA 15 ANOS – PARTE 3

Em 2016, o projeto Idade Mídia estava completando 10 anos de atividade e a luta pelo direito humano à comunicação também era a defesa da democracia contra o Golpe de Estado.A ação 3º Mundo Mundo Sistema de Som (Sound System), no Projeto Circular Campina Cidade Velha; o Laboratório de Mídia Tática e Programa Panorama Nacional das Ocupações contra o Golpe de Estado (Ocupa MinC Belém), foram destaques do primeiro semestre.

Em 6 de junho de 2016, apresentamos a Bike Som Maria Lira e a Rádio Web Idade Mídia como celebração aos 10 anos do projeto.Em 2017, casa nova! O prédio da Central Única dos Trabalhadores e Federação Estadual dos Trabalhadores em Agricultura Familiar. É o período em o projeto reafirma princípios e fundamentos, também é quando muita gente passa a conhecer o trabalho de fato…

Em setembro, no projeto Transmissão Fordlândia, ministramos o “Curso de Comunicação e Rádio”. Realização da Rádio E.E.Net (Miami), ApexArt (New York), Universidade da Califórnia de San Diego e Idade Mídia, Fordlândia. Depois a Cobertura do Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens MAB, no Rio de Janeiro.

Entre 2018 e 2019, trabalhamos as oficinas de Comunicação Popular para Federação Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Agricultura Familiar. (2018-2019).Assim, como ocorreram encontros as Oficinas de Rádios Comunitárias, realizadas pela Article 19º e AMARC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias). Santarém.Em São Paulo, participamos da Rede Nacional de Proteção aos Jornalistas e Comunicadores (Artigo 19, Instituto Vladimir Herzog, Repórteres Sem fronteiras, ABRAJI e coletivo Intervozes). No Território Tupinambá, ministramos a Oficina Etnomídia Artesanato Sonoro e Podcast, Aldeia São Francisco no Baixo Tapajós.

Justamente, entre 2017 e 2019, a Rádio Web Idade Mídia e IMTV (Studio Lives) consolida sua programação com pproduções e programas que fizeram história no rádio paraense: Sintonia do Reggae, A arte de Ser Criança, Interferência Pública, Elas no Comando, O Poder Popular, Vida e Mulher, Humorindo, A Hora da Sereia, Sarau da Lua Minguante, Puxirum Cultural, Samba Pará… etc

No final de 2019, aluguamos um novo endereço na Frutuoso Guimarães, casarão colonial no Centro Histórico… Centro Cultural com galeria, biblioteca, cineclube, Área de Ensaio, ateliê, oficina, sala de aula, Central de Mídia Popular e 2 Estúdios de transmissão… ninguém esperava uma pandemia de um vírus mortal… mas a luta continua.

Bike Som Maria Lira FM

INSTITUTO IDADE MÍDIA .ORG 15 ANOS – PARTE 4.

A CONTEPORÂNEDADE COMO IDADE MÍDIA

No dia 06 do 06 de 2006, fundação do Instituto Idade Mídi@, percebia que a gente estava vivendo uma revolução, mas de carater técno e científico, as pessoas estavam se tornando cada vez mais emissoras de conteúdos em massa…

Com acesso às novas tecnologias de comunicação, informação e conhecimento, a gente, cada vez mais, gerava e tornava pública, informações e conhecimento, com base em nossa vivência particular. Nesse momento, estamos moldando e sendo moldados por uma sociedade cada vez mais midiatizada. A contemporânedade como Idade Mídia!

…Acreditamos que o mesmo termômetro que mede a democracia de um pais é que mede a participação dos cidadadãos nos meios de comunicação. Mídia Tática em Zonas Autonomas Temporárias! A comunicação social como direito humano fundamental. Estratégia política revolucionária, cuja palavra chave é mobilização! A expressão das lutas pupolares, Voz dos Excluídos!

Surgimos com o lema: Um Novo Modo de Pensar e Fazer Rádio na Amazônia! Buscando a construção de um modelo de comunicação popular e comunitária. Oralidade da falar para a construção da cidadania, na luta por uma sociedade igualitária e socialmente justa.

Em sítense: A Comunicação para Cidadania! O que nos move é o mesmo que nos resume: Somos a IDADE MÍDI@ – COMUNICAÇÃO PARA CIDADANIA. 15 ANOS NO AR!

(…) “Transmitir, emanar o contágio! O som como Utopia da Ubiquidade! que não existe em lugar algum e está em toda parte! Carta de Fundação.”

Deixe um comentário

Tendência