
O povo Tremembé do Engenho e seus parentes Guajará no Estado do Maranhão organizaram na última semana, o I Encontro dos Povos Guajajara e Tremembé, com a presença e participação de representantes indígenas dos povos Tupinambá, Canela, Waiãpi e Shuaras (Equador), além de liderança quilombolas.
O Encontro busca unidade de ação na luta por direitos e a demarcação dos territórios e também foi uma grande oportunidade para a expressão de relatos sobre o que vivemos dentro do território ancestral ou fora dele, em relação aos indígenas em contexto urbano. Algumas temáticas foram discutidas como a Vacinação, o Marco Temporal, saúde e educação indígena, além de outras políticas públicas. O avanço de doutrinas evangélicas nas aldeias foi levantado como ameaça à manifestação da cultura e costumes tradicionais.
A importância da juventude indígena em ser o protagonista da sua história é o futuro da luta por direitos e por isso também deve ser valorizada em formação.
A nação Tupinambá no Maranhão, esteve representada no evento pela parente Lídia Tupinambá, que deixou a nossa eterna gratidão em ter participado dessa troca de experiências, na esperança de outros encontros ancestrais dessa magnitude.
Categorias:Sem categoria
Deixe um comentário