UM OLHAR AMAZÔNIDA E CABANO PARA A INDEPENDÊNCIA

Um Olhar Amazônida e Cabano para Independência do Brasil

A Coordenação Local do “Grito dos Excluídxs Belém” realiza hoje (7), o Seminário Um Olhar Amazònida e Cabano para Independência do Brasil, com “Transmissão Aos Vivos” pela Rádio Ribeirinha Libertadora (www.radiolibertadora.org/) e Canal IMTV (www.youtube.com/c/IdadeMídia).

O fim do colonialismo europeu na Amazôia não significou o fim da subjugação e da humilhação para os povos da Amazônia; não significou o aceso à liberdade e à cidadania. A Independência do Brasil e Anexação do Grão-Pará resultou na perda do poder sobre o território e na continuação das injustiças. O Grão-Pará deixou de ser colônia para se tornar uma província periférica, alienada do seu futuro.

No dia 7 de Setembro de 2022, será o Bicentenário da Independência do Brasil e estaremos nas ruas de bandeiras em punho no Ato Nacional Grito dos Excluídos e Excluídas, desde já precisamos construir uma posição coletiva de uma Carta Manifesto a ser entregue coordenação nacional do Grito das Excluídas e Excluídos, para a inclusão da temática na pauta de construção dos temas e eixos a serem debatidos em todo o Brasil ao longo de 2022.

Para colaborar com esta ação Decolonial, teremos a pelestra de Angelo Madson Tupinambá, surara do Levante Tupinambá no Contexto Urbano (Manaus-Belém- São Luiz), diretor nacional de comunicação da Associação Cultural dos Povos da Amazônia (Movimento Amazônia Independente) e membro da Fração Nacional Indígena do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Leila Palheta, Presidenta do Instituto Viver Periferia, escritora do blog Periferia Viva, comunicadora popular e apresentadora do programa Vida&Mulher. Primeira ex-doméstica eleita presidenta do PSOL/Belém.

Jorge André Silva, ativista e produtor cultural, integrante da coordenação local do Grito das Excluídas e Excluídos, Comitê Popular Urbano e da Federação de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais do Pará.

Evento – Confirmar
https://fb.me/e/1aeo8SyLY

SEMINÁRIO: “Um olhar Amazônico e Cabano para a Independência do Brasil”
Local: Solar da Beira (Complexo do Ver-o-Peso, Belém/PA)
Início: 18:30hs

Realização:
Coordenação local do Grito



Categorias:Sem categoria

%d blogueiros gostam disto: