OFICINA DE ÁUDIO DIGITAL E PODCAST

Jovens moradores da Comunidade Ribeirinha Porto Ceasa e bairro Curió Utiga, participam da Oficina de Áudio Digital e Podcast, realizada pela Rádio Murukutu, Instituto Idade Mídia – Comunicação para Cidadania, através do projeto Transmissões Populares Contra a Infodemia.
O projeto uma iniciativa elaborada segundo os objetivos fundamentais da Rádio Ribeirinha Murukutu para produzir e difundir conteúdos contra a infodemia (desinformação, notícias falsas, rumores e excesso de informação, em especial em relação à COVID-19) que aprofunda a discriminação e afeta o acesso a serviços e assistência básica comunitária em comunidades vulneráveis.
Por tanto, desenvolver conteúdos informativos de áudio digital para combater rumores, notícias falsas e da pandemia de desinformação; ao tempo que compreendam o cotidiano como parte da ação comunicativa e seu uso como uma ferramenta para construção dos valores da cidadania e da garantia de direitos

A Oficina é ministrada Angelo Madson, midiativista e educomunicador parense, idealizador do projeto. Serão 4 encontros a cada quarta-feira, abordando as etapas de produção. No primeiro ato temático: A Comunicação Comunitária, a linguagem radiofônica, gêneros e formatos Jornalístico e Publicitário.

Tivemos a participação de Samiliy Valadares, oficial de Engajamento Comunitário, representando o programa Enraizado na Confiança, Internews, falando sobre protagonismo juvenil e engajamento social em comunicades quilombolas do Acará.

Tivemos também a fala do jornalista e comunicador popular Wellington Frazão, fundador da TV e Rádio Web Periferia Em Foco, bairro da Cabanagem, em Belém.

Em nosso segundo encontro de formação falamos sobre a “Elaboração do Roteiro Radiofônico”: composição do roteiro para rádio, Script; Lauda; Pontuação, Cabeçalho, Colunas, Elementos da Sonoplastia, Oralidade; Pauta; Roteiro Aberto e Fechado.
Tivemos a participação especial de Yasmin Calandrini, Oficial de Projetos do programa Enraizado na Confiança 2.0 e nos falou sobre o trabalho de identificação de rumores, desinformação e sobre o conceito de Infodemia.

Definidos os grupos de trabalho, vamos fechar o roteiro e seguir para gravação de OFF digital na atividade relacionadas às Técnicas de Locução e Gravação de Voz.
Democratizando o acesso aos recursos, esta semana, cada participante com presença e participação do projeto recebeu ajuda de custo no valor de R$50 reais.
O projeto Transmissões Populares é vinculado ao programa Enraizado na Confiança 2.0 (Rooted in Trust) da agencia Internews, financiado pela United States Agency for International Development (USAID) do governo norte americano.
A Internews, organização sem fins lucrativos com 30 escritórios em todo o mundo, constituindo programas com base na convicção de que todos merecem notícias e informações confiáveis para tomar decisões informadas sobre suas vidas. Desta forma, o programa Enraizado na Confiança (Rooted in Trust), busca responder à ‘infodemia’ ou transmissão excessiva de informação, uma epidemia de informações, especialmente sobre o tema da Covid-19, gerando desinformação, rumores, boatos e medos para tencionar o tecido social.
Dentro da comunidade contamos com o apoio do Fórum de Entidades Comunitárias do Curió Utinga e do Restaurante Paraíso Verde, localizado na comunidade Porto Ceasa, rio Guamá.
.
Categorias:Sem categoria
Deixe um comentário