Menu


101 Anos de Zimba - Tributo à Georgina Cruz

29 NOV 2017
29 de Novembro de 2017

101 anos de Zimba – Tributo à Georgina Cruz

‘Minha mãe me de licença que eu vou (lhe) apresentar’

Matriarca do grupo Os Africanos de Icoaraci, Mestra Georgina Cruz completaria 101 anos nesse dia 03 de dezembro, partiu no último dia 15 de outubro, deixando seu legado na história do carimbó icoaraciense.

Participou ao lado de seu marido mestre Zito Nunes, da primeira roda de carimbó quando Icoaraci ainda era Pinheiro nas idas da década de 1950 na casa de Antônio Maracanã. Foi lá que aprendeu a rodar a saia sob a luz de lamparina numa época onde a Zimba rolava até o raiar do sol.

Em 1968, junto com Zito Nunes, funda o grupo "Os Africanos" que volta à cena no ano de 2005 sob a direção de seu filho caçula, mestre Thomaz Cruz, agora com o nome Os Africanos de Icoaraci.

Georgina, mulher, mestra, filha da mata, mãe, lavadeira, apaixonada pelo carimbó! Somos gratos por sua história, por isso nossos tambores vão rufar em sua memória, pois o carimbó nunca morre na Vila que sorri de fronte pro Sol.

Então fica ligado que dia 03|12 é dia de carimbó no Barracão dos Africanos de Icoaraci.

Vai rolar bingo, brejas e comidas. Vem, traz tua energia pra compartilhar com a nossa e fazer a zimba rolar em memória de nossa mestra celebrando nossa ancestralidade.

Voltar

Idade Mídia 
Comunicação para Cidadania

Tenha você também a sua rádio