Menu


Seminário Consciência Negra e Comunicação

29 NOV 2017
29 de Novembro de 2017

CADÊ A NEGRITUDE NA COMUNICAÇÃO?

Pensando em comunicação no seu sentido macro e em suas extensões, vamo pensar: Onde estão as/os negras/os nos jornais? Nas novelas? No mercado de trabalho? Nas Faculdades de Comunicação? Na Graduação e na Pós-Graduação?

Nós sabemos onde elas e eles estão e tu também sabes!

A segunda edição do Seminário de Comunicação e Consciência Negra, organizado pelo Coletivo Enecos Pará e pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social, da Universidade Federal do Pará, traz como temática principal a posição da negritude em todas as vertentes da Comunicação.

O Seminário tem o objetivo de discutir e promover um debate crítico e aprofundado sobre a presença de negras e negros nos meios de comunicação e as implicações que essa presença, ou ausência, podem causar.

Nós sabemos que mulheres negras são hipersexualizadas na mídia, e quando não, fazem sempre papéis subordinados a brancos; Sabemos que corpos de homens negros estão limitados a aparecerem nos cadernos “Polícia” ou “Esporte” dos jornais impressos de Belém, como se não pudessem pertencer a outras editorias; Sabemos que nas faculdades de comunicação são raros as/os professoras e professores negros que compartilhem experiências e compreendam as dificuldades de estar e permanecer na universidade, onde o racismo institucional é legitimado. ESSE DEBATE É URGENTE.

O evento, “Onde estão as/os negras/os na Comunicação?”, terá dois dias de programação, 29 e 30 de Novembro no campus básico da UFPA, com rodas de conversa sobre representação na mídia, cultura negra, espaço de discussão antiproibicionista e por fim, uma cultural com artistas negras e negros da cidade. E obviamente: O EVENTO É GRATUITO!

*PROGRAMAÇÃO*

29.11

19h - Mesa de abertura “Onde estão os negros na Comunicação?”

Local: Auditório do ILC

30.11

10h - Mesa: Representação dxs negrxs na mídia.

Local: Auditório do Bloco K - Campus básico

14h - Rodas de Conversa

Local: Bloco F

16h20 - Espaço antiproibicionista

Local: Capela Universitária

18h30 - Cultural

Local: Estacionamento do bloco F
Voltar

Idade Mídia 
Comunicação para Cidadania

Tenha você também a sua rádio