Menu


Encontro das Juventudes Amazônicas

29 NOV 2017
29 de Novembro de 2017

O Instituto Universidade Popular (UNIPOP) realizará no dia 02 de dezembro na Escola de Teatro e Dança da UFPA, das 8hs as 17hs, o #EncontroDasJuventudesAmazônicas para adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, com o tema “Que cidade queremos para viver e o que estamos fazendo para conquistá-la?”, com apoio do FundoBrasil de Direitos Humanos, Ação Mundo Solidário e Fundação Luterana Diaconia. Um encontro voltado para jovens da Região Metropolitana de Belém para fortalecer a solidariedade e os movimentos de resistência e luta pelo direito à vida e à cidade, a partir da reflexão e debate sobre a atual conjuntura brasileira e o acirramento da violência nas periferias, principalmente em relação à juventude negra, definindo estratégias de diálogo entre diferentes olhares e práticas de grupos e organizações.

O Encontro é um das várias ações da UNIPOP em comemoração aos seus 30 anos, visto que desde 1998, o Instituto direciona ações específicas para o segmento juvenil, buscando através de redes e fóruns, assim estabelece processos que contribuam para o empoderamento cidadão desse segmento, para que possam enfrentar politicamente os problemas que as juventudes brasileiras e em especial, a paraense.

Segundo o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), o Pará é um dos Estados mais violentos do país. Somente no primeiro semestre de 2017, cerca de 2 mil homicídios foram registrados. A maior parte jovem e negra, residente nas periferias da Grande Belém. E oportunizar aos/às jovens com processos formativos para uma participação cidadã, é de extrema relevância, através disto, nos quais possam aprender novas formas de sociabilidade que lhes permita vivenciar novos valores, desenvolver uma visão política e praticar ações fundamentadas na ética, no respeito e no diálogo para compreender criticamente a sociedade em que vivem e agir coletivamente para transformá-la.

Por meio disto, o #EncontroDasJuventudesAmazônicas, contará com oficinais, mesas e outras dinâmicas, além de que o evento foi planejado a todo momento por jovens da Agência de Notícia Jovens Comunicadores da Amazônia (JCA) com outras organizações que tiveram o papel de colaborar na organização geral de todo processo e durante o evento como, Coletivo Tela Firme, Centro de Defesa do Negro no Pará – CEDENPA e Movimento Republica de Emaús. Ressalte-se que já participam de algumas ações da Agência de Notícias, nas Campanhas pela Democratização da mídia e Contra o Extermínio da Juventude Negra.

ENCONTRO DAS JUVENTUDES!

Saiba mais em: https://agenciajca.blogspot.com.br/2017/11/unipop-realizara-encontro-das.html

Faça sua inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1I0bKFRmQxOMIbvGtfaS6sBpFR1IuAZy9SC0TXR1U_kw/edit

#EncontroDasJuventudesAmazônicas #Agência_JCA #Unipop #FundoBrasil #ASW #FLD #Cedenpa #TelaFirme #Emaus


Voltar

Idade Mídia 
Comunicação para Cidadania

Tenha você também a sua rádio