Menu


RadioEE.net in Fordilândia (PA) - Apexart (NY)

06 AGO 2017
06 de Agosto de 2017

Fordlandia Transmission/ Transmissão Fordlandia
organized by RADIOEE
Saturday, September 16, 5-7 pm Amazon Time AMT
(same time zone as New York)
Fordlandia, Brazil

Featuring work by: Véronique Isabelle - Angelo Madson (Idade  Mídia) - Gabriel Martinho

https://apexart.org/exhibitions/radioee.php

        Transmissão Fordlandia  explora as condições atuais e a história da cidade de Fordlandia, no Brasil, através de paisagens sonoras e sistemas de rádio por artistas e músicos locais. Inspirado pelo ecossistema auditivo da Amazônia, da vibrante herança musical do norte do Brasil e das máquinas abandonadas de Fordlandia, as transmissões ao vivo e a exposição auditiva de um mês contará com obras de som site-specific que exploram como o trânsito e a transmissão através do rio, estradas, borracha e rádio formam os ecossistemas contemporâneos na cidade-selva hoje.

Fordlandia foi fundada em 1927 pelo industrial Henry Ford em busca de criar um bastecimento constante de borracha para o império do automóvel e foi logo abandonado menos de duas décadas depois. A tentativa da Ford de colonizar e industrializar a Amazônia foi desastrosa desde o início. A monocultura, a estética suburbana norte-americana e as normas trabalhistas do fordismo foram recebidas com resistência por parte dos trabalhadores e da natureza. Após anos de colapso e abandono, a cidade-selva da Ford foi lentamente reocupada.

Os artistas sonoros trabalharão com as comunidades locais, não só para criar novos projetos, mas também para reativar a estação de rádio FM local extinta. Na semana que antecede a exposição, os artistas realizarão oficinas comunitárias convidando os residentes de Fordlandia a participarem de projetos de recuperação de som e de operação de rádio, com o objetivo de reativar a antiga estação. O fim de semana de abertura (16 e 17 de setembro) incluirá performances, entrevistas e paisagens sonoras transmitidas ao públco local e global através da estação relançada e online para ouvintes globais. A instalação de sonora na antiga fabrica da Ford estará aberta ao público até o dia 14 de outubro. O novo transmissor de rádio e a estação local ficarão no local e continuarão a ser ativados pela comunidade.


RADIOEE (Radio Espacio Estation) is a collaboration of artist Agustina Woodgate, curator Stephanie Sherman, designer Sebastian Bellver, and activator Hernan Woodgate. RADIOEE hosts nomadic, multilingual, online radio broadcast events on mobility topics. Adapting to sites, languages, and cultures in situ, RADIOEE opens a channel that cultivates local voices, music, and sound experiments and connects them with global listeners. RADIOEE has curated shows in an abandoned amusement park in Berlin, the Buenos Aires Port, a truck traversing Washington D.C., and a boat navigating the Miami waterways.

apexart’s programs are supported in part by The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, The Buhl Foundation, the Degenstein Foundation, Bloomberg Philanthropies, The Greenwich Collection Ltd., Affirmation Arts Fund, the Milton and Sally Avery Arts Foundation, the Fifth Floor Foundation, and with public funds from the New York City Department of Cultural Affairs in partnership with the City Council and the New York State Council on the Arts with the support of Governor Andrew M. Cuomo and the New York State Legislature.

 

Voltar

Idade Mídia 
Comunicação para Cidadania

Tenha você também a sua rádio