Menu


A Metareciclagem é uma metodologia (cyber-ativismo) de reconstrução, recombinação e ressignificação de tecnologias para a transformação social. Ou seja, utilização de lixo tecnológico para reconstrução de novas tecnologias com o aproveitamento de seus componentes, proporcionando a concepção de novas ideias e conhecimentos para posterior utilização, no intuito de uma transformação social. Geralmente, direciona-se à captação de computadores fora de utilidade e dos componentes a eles agregados para transformá-los em novas tecnologias de valor à comunidade.

A presente Campanha de Metareciclagem é uma iniciativa da Central Única dos Trabalhadores - CUT (PA) e Idade Mídia – Comunicação para Cidadania.  A campanha tem objetivo de promover a construção da Central de Mídia para produção e o desenvolvimento da comunicação contra hegemônica na Amazônia brasileira. Resumindo, reciclar a tecnologia para a criação de novos componentes de uso coletivo para transformação social.

 O projeto de Metareciclagem para construção de uma Central de Mídia Popular está dividido nas seguintes etapas: Campanha de doação e recolhimento dos componentes tecnológicos junto aos sindicatos, desmontagem total e triagem dos componentes eletrônicos; avaliações sobre o funcionamento dos equipamentos; montagem das novas máquinas; desenvolvimento de projetos e aplicações em Educomunicação e uso coletivo para produção de comunicação livre, popular e comunitária.

A proposta é criar um ambiente colaborativo, participativo, democrático e criativo para a produção e circulação de conteúdo em comunicação popular, gerenciamento de redes sociais e a promoção de cursos, oficinas e workshops; com referência aos processos de Educomunicação desenvolvidos com a metodologia elaborada pela Idade Mídia há 11 anos.

* A Coordenação da Campanha entrará em contato com a direção dos sindicatos e organizações não governamentais, assim como, com os representantes das associações e coletivos. 

QUEM DEVE PARTICIPAR?

Sindicatos filiados à CUT (PA), os sindicatos filiados às demais centrais sindicais, organizações não governamentais, associações e coletivos ligados a política de luta popular.

4. QUAL MATERIAL A SER ENTREGUE A DOAÇÃO?

A) Computadores (CPU, notebooks, e tablets), Monitores, Teclados, Mouses.

B) Impressoras, alto-falantes (caixa de som), DVD e outros eletrônicos afins...

5. QUAL O PERÍODO DE DOAÇÃO?

A Campanha de doação e arrecadação do material tecnológico começará no mês de julho e seguirá num período de 45 dias. Assim como a entrega dos Certificados de Colaboração.

Porque devemos participar?

Nos últimos anos cerca de 18 milhões de computadores foram vendidos no Brasil. Estima-se que o tempo de vida útil de um aparelho é de três anos. Dentro de cada equipamento há a presença de metais pesados que possam afetar os seres humanos gravemente, como por exemplo: chumbo (que prejudica o sistema nervoso, cérebro e sistema digestivo), zinco (provoca tosse, febre e vômito), Cádmio (que é um agente cancerígeno e de redução imunológica), Mercúrio (que prejudica fígado e o sistema neurológico) e o Níquel (afeta os pulmões e pode causar bronquite, reações alérgicas e asmáticas). A Metareciclagem é a desconstrução do hardware e através dela evita-se o descarte incorreto do lixo tecnológico, como também recicla mentes para uma transformação social.

  


Idade Mídia 
Comunicação para Cidadania

Tenha você também a sua rádio